HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




Três irritações


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




























Antes do novo Expresso, antes do Sol do Saraiva, depois de duas primeiras páginas consecutivas do Diário Notícias sobre o "Apito Dourado", depois da primeira sexta-feira sem Independente, e no dia em que criou um edição repleta de suplementos, o Público resolveu, para atrair a maralha, fazer uma manchete sobre o envolvimento do presidente do Benfica na escolha de árbitros. A notícia é absolutamente especulativa e o título tem pouco a ver com o conteúdo. Qual foi o critério editorial?
Os críticos cinematográficos dos jornais de referência lá andam a bater no Almodovar, que está sempre a fazer o mesmo filme, que é uma chatice, que é demais, que já não é como era, e que, e tal. Pois não. Volver, além do habitual bestiário almodovariano de relações incestuosas e outros atentados à normalidade familiar, faz um retrato raro sobre o quotidiano, sobre as pequenas coisas, sobre gestos, hábitos e relações, sobre objectos, pudins, relações de vizinhança e sobre um mundo rural que se tornou urbano sem no entanto ainda o ser. Claro que esse mergulho na realidade pode ser uma chatice para quem vive entre o Chiado e o Chiado.
No meio do noticiário da RTP, entre o anúncio glorioso do novo acordo interpartidário que visa reformar a justiça do burgo e a notícia que Portugal está a crescer imenso, lá avançou o Rodrigues dos Santos que os professores portugueses eram, segundo a OCDE, os terceiros mais bem pagos de um conjunto de 30 países europeus. Sem mais. Do nada. Nem um contextozito, nem umas palavras sobre a amostra, nada. Mas alguém acredita nisto? Uma coisa é combater as corporações, outra é ter tempo de antena no meio de um telejornal sobre um assunto em que é essencial ganhar o apoio da opinião pública. É por estas e por outras que o Cintra Torres deve ter razão.



    António Vicente

Entradas anteriores

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3