HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




O fenómeno


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Na habitual histeria nacional dos recordes, José Manuel Delgado faz-nos hoje o favor de debitar uns disparates no seu Editorial n' A Bola. Disparates que derivam, certamente mais de ignorância do que de má fé, embora o habital elogio à Instituição esteja, como não podia deixar de ser, assegurado. O argumento é o seguinte: o Benfica é o maior. Um fenómeno como não existe outro em parte alguma do Mundo. A prova: com uma base potencial de recrutamento de adeptos muito menor do que alguns dos grandes clubes europeus, é o clube com mais sócios no Mundo.
Importa, neste sentido, clarificar alguns pontos. O argumento falha precisamente na questão das bases de recrutamento. Ao contrário do que sucede na maior parte dos países europeus, em Portugal existem dois clubes que têm uma dimensão nacional, e um outro que para lá caminha, embora não se consiga desmarcar das suas raízes regionais. Estar a extrapolar esta especificidade portuguesa para a Alemanha, a Espanha ou a Inglaterra não faz sentido. Sem querer estar a incomodar o leitor com demasiados pormenores, o que podemos dizer de modo a sintetizar o argumento é que fruto de processos de desenvolvimento e urbanização mais equilibrados, nestes países as pessoas tendem a ser adeptas do clube da sua cidade. Não existem clubes nacionais. O Manchester é um projecto nesse sentido, mas não entra na maior parte das principais cidades inglesas. O Bayern recruta na Baviera, mas concorre mais pelo menos mais dez clubes de dimensão similar no plano nacional. Espanha será o caso mais parecido com o português. Mesmo assim o Real Madrid não recruta no País Basco, na Catalunha, na Galiza ou na Andaluzia com a mesma facilidade que o Benfica recruta em Trás-os- Montes ou no Algarve.
Onde queremos chegar com esta conversa toda é que o Benfica é o clube com mais sócios do Mundo porque de facto tem uma das maiores bases de recrutamento de adeptos no Mundo. Não é assim particularmente extraordinário o facto de ter chegado à marca dos 160 mil sócios. Estranho seria não os ter. Extraordinário é sim, o empolamento que é dado à questão e a incapacidade de a enquadrar de um modo talvez um pouco menos histérico.



    António Vicente

Entradas anteriores

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3