HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




Caíu-me o Império em cima


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Para quem cresceu na modorra do subúrbio lisboeta, é relativamente bruto navegar num sítio onde as marcações de cor, nacionalidade e religião são quase absolutas e correlativas de um estatuto Quase todos têm as marcas no corpo, na história recente e na história não tão recente quanto isso. A identidade – não há volta a dar-lhe - aparece tão fragmentada nestas linhas que falar de classe, por aparente invisibilidade, torna-se quase bizarro. Erro fatal. Ser branco é um estatuto e mesmo explicando haver vastas espécies de brancos, a verdade é que existe um “branco em abstracto” que tem dinheiro, poder e um certo carisma, genericamente, ou é visto com uma desconfiança distante, um certo ódio contido, mais ou menos alimentado politicamente. Há também um “português em abstracto”, quase sempre visto à medida do colonialista, para o bem e para o mal. Em tempos de Páscoa, em contexto mestiço nostálgico dos outros tempos em que o comércio corria bem, caiu-me o império em cima. Transformei-me na lembrança do português de outrora, evidentemente branco, superior, cristão e disciplinador. Trataram-me bem. Perante os elogios ao Dr. Salazar, esse grande estadista, respondi apenas com um silêncio relativamente desleal, mas decisivo para manter o quotidiano sobre rodas e para me continuarem a alimentar com frango à moda da Zambézia. Avançar com uma pseudo-sociologia da estrutura social portuguesa, para me situar num meridiano longínquo da Mocidade Portuguesa, pareceu-me algo entre o ridículo e o pedante. Vesti a farda. O estranho disto tudo é que em nenhuma outra parte do mundo, ouvi dizer do rectângulo coisas tão bestiais (adjectivo apropriadamente equívoco). As narrativas da exploração colonial não deixam de partilhar o espaço das memórias com esta visão de uma certa “modernidade portuguesa” que os portugueses nunca tiveram a oportunidade de conhecer.



    António Vicente

Entradas anteriores

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3