HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




Tudo isto é SAD ou medidas da modernidade


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



A terminologia utilizada pelos jornais desportivos e pelos dirigentes futebolísticos cá do sítio é uma excelente instrumento para medir o provincianismo que ainda caracteriza o pensar de alguns dos grupos mais pretensamente sofisticados que o rectângulo tem a capacidade de gerar. No meio dos seus lugares comuns e arrebatamentos moralistas e tradicionalistas Filipe Vieira diz que Nuno Assis "É e continuará a ser um activo fundamental do nosso grupo de trabalho". A palavra chave é activo. Este fenónemo foi porém mais visível, e terá tido a sua génese, aquando da constituição das SAD, Sociedades Anónimas Desportivas, para os leigos. Desde essa altura que os clubes passaram a ser designadas por xpto SAD. Acho que até houve um jogo entre o Sporting SAD e o Benfica SAD, transmitido pela SIC, SAD. A SAD do Azinheiras de Baixo anunciou não sei o quê e a do Baldas de Cima vai fazer outra coisa qualquer. Vale a pena explicar aos mais incautos que apesar de o Manchester United ou o Bayern de Munique e muitos outros clubes europeus serem geridos de forma empresarial, os jornais nunca se lhes referem como SAD ou qualquer equivalente. Finalmente, e devido a lógicas diversas, os jogadores formados nas escolas de determinado clube passam sistematicamente a ser caracterizados como um "produto das escolas do Nossa Senhora dos Bimbos". A palavra chave a reter é produto.
Entre esta pseudo-sofisticação urbana e deslumbrada, sem se conhecer, com o economicismo mais idiota que se possa imaginar e o Toy, se repararem a polissemia do termo é deslumbrante, prefiro o Toy e o Bacalhau e o Pimba todos os dias.




    António Vicente

Entradas anteriores

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3