HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




Alienação


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



A Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal decidiu, hoje, votar favoravelmente a alienação dos seus poderes em favor do Conselho Leonino. N'A Bola a coisa foi apresentada como uma votação dos sócios a favor da alienação do património não desportivo do clube. O que esta derrota apresenta de significativo não diz respeito à alienação do património, embora esta não seja uma questão menor, mas significa basicamente a extinção de qualquer tipo de poder dos sócios sobre a gestão do clube. A afirmação/imposição de um modelo empresarial, orientado para o lucro dos accionistas. A vitória do futebol mercantil sobre o futebol democrático e participativo.
Que no quadro político global esta seja uma questão de somenos importância não sei se é compreensível, mas será pelo menos expectável. Mas quem quiser perceber como funciona a hegemonia no Portugal contemporâneo, e não só, deveria olhar com mais atenção para todo este processo e tentar não apenas analisar as suas consequências mas essencialmente perceber como a dinâmica do partido vencedor foi gerada. A possibilidade de imaginar formas de organização social alternativas ao paradigma neoliberal não se desenrola exclusivamente no campo político, mas antes em todas as esferas da nossa vida que adquiriram uma autonomia, mais ou menos real, relativamente a lógicas que lhes são estranhas. Isto é, o objectivo do Sporting deixou de ser, hoje e definitivamente, ganhar jogos de futebol para apenas procurar gerar lucro para os seus accionistas. Como então imaginar formas de organização social que não submetam ao lucro e à economia todos os aspectos da sua vida se cada espaço onde essa possibilidade é real é rapidamente colonizado?
E tudo isto à mão de um bando de abutres que fazem da sua posição e estatuto social um mecanismo de legitimação da mais reles forma de roubo possível de conceber.



    António Vicente

Entradas anteriores

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3