HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




Notas sobre a esperança e a emancipação


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



O Dia Mundial da Mulher mereceu a devida atenção por parte das entidades que governam o nosso futebol. Nalguns casos entradas de borla, o que é sempre agradável. Noutros, porém, a coisa foi um pouco mais burilada. O Sporting, na vanguarda do projecto de mercantilização e pasteurização do jogo em Portugal, permitia a entrada às mulheres a troco de cinco euros. É a táctica do dealer. A primeria dose é de borla. As outras depois logo vês quanto é que custam. Mas a iniciativa não se ficou por aqui. Às senhoras que adquirissem o ingresso era oferecido um cachecol do clube. Cor-de-rosa, entenda-se, para não haver cá confusões. Marta Aragão Pinto, uma das betas de serviço, filha de um gajo que faz parte da direcção, também contribuiu. Disse dois ou três dias antes que o futebol era um óptimo programa familiar. A emancipação feminina vendida em rosa pastel e embrulhada na família. Ou os usos comerciais da identidade.

Num outro plano, no intervalo do jogo com o Estrela, na sala de fumo da superior, aka banacada EDP, já se faziam contas ao título. 45 minutos de bom futebol e a esperança renascia poderosa mais uma vez. Eram milhares a desenvolverem racicíonios de uma racionalidade matemática: o Marítimo ganha ao Porto, nós vamos lá para a semana aviar os gajos e logo a seguir os gajos levam na boca na Luz. Obviamente que não irmos ganhar à Luz é hipótese que nem sequer passou pela cabeça de ninguém. 45 minutos de bom futebol e o título é nosso. Nada de errado com este raciocínio, a não ser toda a história do Sporting. O Porto hoje até perde na Madeira e nós andamos uma semana com o grelo aos saltos. É evidente que depois no sábado somos aviados sem dó nem piedade nas Antas. Mas uma semana de esperança já ninguém nos tira. Um jovem mais avisado, mas apenas um, notem bem, dizia no entanto que se ganhássemos a Taça e impedissemos o Benfica de ganhar o campeonato já não seria um ano para esquecer.

Actualização depois do jogo do Porto: Onde se lia uma semana de esperança, deve-se ler um dia de esperança. De qualquer forma, a ideia era que a esperança é um conceito polifónico, e isso permanece. A capacidade zandigueira do blogueiro é que sofreu mais um rombo.



    António Vicente

Entradas anteriores

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3