HotelLisboa

O porteiro do estabelecimento, Semion, acendera todas as lâmpadas das paredes e o lustre, assim como o candeeiro vermelho em cima da entrada. (Aleksandr Kuprin)




Contra-ataque venenoso


No Glossário do excelente Ciberdúvidas a entrada "Futebolês" refere-se a: "Linguagem estereotipada muito utilizada no meio futebolístico, à base de frases feitas ou imagens desgastadas de todo. Algumas são autênticos disparates, outras, apenas, ridículas. Alguns exemplos desta gíria muito própria: "Apostado em ganhar", "averbar uma clamorosa derrota", "contra-ataque venenoso", "denunciar fome de bola", "denotar sentido de baliza", "direccionar [a bola]", "faltou objectividade atacante", "impedido de penetrar na área adversária", "incidência(s) do jogo", "intenção de flanco", "milita nos escalões cimeiros", "moldura humana" ,"muita ofensividade", "posicionamento", "postura em campo", "prestação" (em vez de actuação, exibição, ou desempenho) ,"recepcionar" [em vez de receber: "o Sporting vai recepcionar em Alvalade o Benfica"...], "retenção da posse de bola" (ou "ficar com a posse da bola") "trabalho ao nível do entrosamento", et., etc. Mas há, também, palavras e expressões do futebolês excelentemente inventadas, que constituem autênticas preciosidades. Por exemplo: «bola à flor da relva», «no enfiamento da área», «cruzamento largo e tenso», «[pontapé de] canto em mangas arregaçadas», «deu nas orelhas da bola», etc., etc".
A definição faz algum sentido, mas talvez seja demasiado dura com o futebolês. A falta de imaginação é real, mas temos que considerar que os campos específicos de actividade criam os seus próprios vocabulários e que estes, em jeito de blasfémia, não têm realmente de estar de acordo com o formalismo gramatical ou com o senso comum culto que determina não poderem duas palavras estar juntas. Tudo isto para defender o "contra-ataque venenoso". Sempre gostei do "contra-ataque venenoso". Contra-ataque toda a gente sabe o que é; junte-se-lhe venenoso e interprete-se o adjectivo como eficaz, astuto, célere e mortal.


Cães de guarda e contra-poder




Na mesma onda Stephen Colbert no jantar anual dos correspondentes na Casa Branca, com a presença do próprio Mister Danger:


diabolização



Mensagens de natal


Big José tem hoje duas importantes tiradas progressistas em singela entrevista a um jornal desportivo. Por um lado, diz que prefere a qualidade à nacionalidade. Bem haja por isso. Por outro, chateia-lhe doar massa a algumas instituições quando acha que é o estado que tem a obrigação de proteger as pessoas. Há um lado forreta na coisa, mas o princípio está lá, firme e hirto como uma barra de ferro.



Vozes malévolas poderão imaginar que o facto de em posts recentes terem aparecido dois vídeos iguais, um em cima do outro, é apenas a mais recente prova da profunda ignorância electrónica do escriba. Ora isso não é verdade. Também diziam que o Pollock só inventou aquela confusão pictória porque deixou cair uma balde de tinta na tela e que a sobrinha do carpinteiro que vive na cave pinta melhor que o Picasso e ao menos percebe-se e não é aquela confusão com cabeças de touros e lamparinas voadoras. Ora aquilo dos dois vídeos, que em linguagem artística se designa por instalação, é uma instalação. Além da evidente beleza visual representa a sociedade da reprodutibilidade técnica em tempos de franco desenvolvimento da indústria de massas. Note-se, porém, que a colocação dos vídeos, permitindo uma audição e visualização descordenadas, acaba por contribuir para desconstruir a próprias estruturas hegemónicas da forma cultural, rompendo, num evidente processo B.iano de distanciação, com a cultura dominante.



O director do jornal A Bola inspirou a minha mensagem natalícia (aquela que de forma uniforme enviamos a toda a gente, de preferência pelo site do nosso operador de telemóvel e à pala, fazendo o sacríficio de gastar uns trocos com o pessoal das outras redes). Queixava-se ele que hoje em dia as chamadas e o contacto pessoal foram substituídos pelas SMS massificadas e pouco significativas, dando o exemplo da tia que está num lar e para quem não tem conversa e a quem ensinou a manejar o artefacto tecnológico, de forma a poupar toda a família, e a própria, ao incómodo de uma visita ou de um simples telefonema. Sendo o Natal uma das épocas mais cínicas do ano, talvez só encontre concorrência nos períodos eleitorais e nos casamentos, faz as alegrias de todos os cínicos, grupo ao qual, modestamente, penso, ou quero pertencer.
Nesse sentido permitam que expresse publicamente o reconhecimento às três pessoas, dois machos e uma fêmea, que conseguiram igualar ou desconstruir a ironia e o cinismo em grau semelhante àquele com que os presentiei.

Em resposta aos Garotos Podres:




E duas outras que chegaram por SMS:

Depois da tua mensagem e da enésima reportagem com pessoal pobre e ricos magnanimes, estou quase sem pelavras. Fica esta: Sporting! (não era isto, pois não?)

Com bom vinho, muita paz e partilha assim é o meu desejo de feliz natal para ti! Esta é uma daquelas q já foi pra uns tantos... mas não deixas de ser espcial à mesma.




Com os votos de um santo e feliz Natal



Há três dias na Brixton academy



A arte do direito


Entrar numa livraria especializada em direito é uma experiência fascinante. É bom recordar, entretanto, que o adjectivo fascinante é ele próprio fascinante. Todos os livros de direito têm que ter, no mínimo, 500 páginas, mais ou menos metade do que deve ter uma boa obra sobre leitura em Portugal. Como o direito é uma coisa séria, todos os livros têm um aspecto aborrecido e monótono, uma estratégia, diriam alguns, para afastar o comum cidadão do universo esotérico das leis. Faz sentido, por que raio deve o cidadão ter contacto com as leis? Não há papá informado que não deseje que o seu rebento decore metodicamente alguns daqueles tijolos. Não porque sirva para alguma coisa, mas porque um bom curso de direito dá dinheiro, prestígio e é meio caminho andado para se chegar a um cargo de dirigente desportivo num conselho fiscal perto de si. A outra metade do caminho é um pouco mais tenebrosa e já não tem a ver com leis mas com a transgressão das mesmas e ainda com facas. Para os empregados de uma loja de livros de direito todos os clientes são sôtores. É muito bonito e democrático. Se uma pessoa se sente só e abandonada pelo mundo deve dirigir-se a uma destas livrarias porque imediatamente vem um cara simpática perguntar então sôtor o que deseja? É impressionante o volume de legislação produzido em Portugal: são resmas e resmas de papel, decretos, alíneas, artigos, construções perfeitas, obras de arte jurídicas, conteúdos maravilhosos prontos para serem esgrimidos em acaloradas discussões retóricas. É uma arte, um grande novela. Para sermos justos, todos do livros de direito deviam avisar o leitor, em nota na contracapa, que, em Portugal, qualquer semelhança entre o direito e a realidade é pura coincidência.



Ontem, por volta das nove e tal, entre o jogo do Chelsea que terminava e o do Real Madrid que se iniciava os espectadores poder-se-ão ter deparado, na SIC Notícias, com um sinistro debate entre João Cravinho e outro gajo qualquer cuja figura não consigo associar ao nome. A sinistra figura estava lá aparentemente em defesa da posição da Santa Casa da Misericórida de Lisboa na questão do aborto, que era tão somente era a seguinte: " Mesmo que seja despenalizado nos nossos hospitais não". Tentei confirmar a posição hoje nos jornais mas nem o DN nem o Público fazem qualqur referência ao facto. Ainda não espreitei o 24 horas e o CM.
A situação da SCML no país não é muito diferente da dos clubes de futebol profissional. Os seus privilégios derivam da incapacidade do Estado em providenciar um conjunto de serviços básicos para que se possa afirmar enquanto poder. No caso dos clubes de futebol a prática desportiva. No caso da SCML assistência social e cuidados de saúde. Em troco deste serviços o Estado financia faustosamente a instituição, com receitas que chegariam para construir várias dezenas de hospitais por ano ou pagar o Rendimento Social de Inserção a largas camadas da população. Mais ainda, nalgumas zonas do país a SCML substituí-se ao Estado, Segurança Social e Hspitais, na prestação dos serviços correspondentes.
A argumentação do sinistro não era directa, como nunca é, neste casos. Não dizia, embora fosse isso que dizesse, que os Hospitais da Misericória se iriam recusar a realizar abortos. Dizia que poderiam colocar objecção de consciência, ao que Cravinho, e bem, respondia que essa é uma prerrogativa de indiviudos e não de instituições. Numa onda Gentil Martins, dizia que há prioridades. Que pessoas com cancro teriam de deixar de ser tratadas para que umas putas quaisquer pudessem abortar, ao que Cravinho, e bem, respondeu que se trata de uma questão técnica e que existem soluções para isso. Daqui o Sinistro passou para os instrumentos necessários ao aborto e como os Hospitais da Misericórdia não os teriam, ao que Cravinho respondeu, e bem, que se podem arranjar. Finalmente chegamos ao ponto. O cavalheiro da sinistra figura ameaça directamente o Estado quando diz que se a CSML for obrigada a avançar com os abortos pode simplesmente deixar de providenciar os restantes serviços que presta à população, e que isso poderia causar graves problemas ao Estado português. Assim, estilo chantagem.
Ontem foi o juiz e a história da violência doméstica e os paneleiros. Agora é a vez da SCML e o aborto. Ao menos ficamos a saber na mão de quem é que o Estado se encontra.


Estados de espiríto


Tom Waits dizia, já não sei onde, que há dias em que um gajo se sente cubista. Outros há em que se sente cubano.Quem nos conhece, ou lê, sabe que na maior parte dos dias nos sentimos mais Coup do que propriamente Koop. Apesar das elevadas notas que estes últimos merecem no Y a electrónica em formato pop adelgaçante não é bem a nossa cena. Há, porém, uns dias mais cubanos do que outros.


Mistérios


E aí na pérola, não se passa nada?


Esquizofrenia e moralismo


A tentativa da maior parte dos fazedores de opinião portugueses, e adeptos do Porto, em geral, por mais intelectualmente capazes que sejam, em descredibilizar a puta que se chibou, pelo simples facto de ser uma puta, é revelador das lógicas morais e teias de cumplicidade que se tecem neste país. Veja-se o silêncio dos jornais desportivos e a relação de dependência mútua que se estabelece entre eles e os principais clubes. Poderiamos perfeitamente especular sobre os inúmeros fellacios com que se foram agraciando mutuamente durante umas largas duas ou três dezenas de anos. Algo não muito dissemelhante com o que se passa entre os clubes e as câmaras municipais. O exemplo mais perfeito da esquizofrenia mediática relativamente a algumas das personagens que circulam no mundo do futebol é o tratamento que é concedido a Pinto da Costa. Ora génio ora vilão corrupto. Nem sequer falo dos jornais desportivos. É impressionantemas observar os relatos e opiniões na imprensa durante as Dourados décadas de oitenta e noventa.
Durante a época e perante as arbitragens de Pinto Correia em Leiria e as de Calheiros e Isodoro em todo o lado Pinto da Costa surgia envolto numa áurea de podridão, mais latente do que visível. Durante os anos de Adriano Pinto, Laureano Gonçalves, da presidência do Organismo Autónomo e outros objectos muito bem identificáveis do futebol português era tido, juntamente com os seus comparsas, como um dos responsáveis pela degradação da bola indígena. no fim da época e com a inevitável vitória do Porto lá víamos a surgirem os editoriais elogiosos pela xtraordinária visão, capacidade de liderança e controle sobre o futebol português.
Com a política é mais ou menos o mesmo. Andam o ano todo a reportar escandâlos, a partidocracia e o clientelismo, com a conversa que vem do fim dos tempos, da degradação da democracia. Terminadas as eleições fazem-se os balanços e elogiam-se os vencedores pela sua estratégia. Se porventura alguém arrisca uma alternativa lá vêm os cães de guarda falar em "aventureirismos" e agitar o espantalho dos "populismos".


Escrita light a favor da democracia


Não deixa de ser interessante o modo como certa elite pensante deste país se sente chocada pelo facto de uma alternadeira ter tido a veleidade de escrever um livro: acto nobre, reservado aos eleitos. Mal escrito, dejecto literário, exposição da vida privada, vouyerismo, vingança doméstica, etc. Realmente não se deve aproximar de Proust. O povo põe-se a escrever livros e corremos o risco de ver a nossa privacidade burguesa ir para o espaço. O livro não é apenas, no entanto, uma exposição de maior ou menor gosto sobre a vida privada de um casal. Estamos ainda longe do pântano inglês. O livro de Carolina Salgado foi a única forma eficaz da autora se proteger. A quem, em alternativa, se podia dirigir? À polícia, aos tribunais? Talvez. Mas Carolina, pelos vistos, no submundo onde vivia, e de onde não pode escrever livros, contactava regularmente com polícias, comissários, juízes, advogados. Seria a esses senhores, que encontrava nos bares onde trabalhava e mesmo na casa que partilhava com o Giorgio, que se iria queixar? Quantas pessoas sabem das histórias de Carolina? Quantas falaram? É esta, ou não, a imagem de um país onde os fracos não podem defender os direitos perante os fortes. No meio disto tudo, Carolina é a parte fraca e o seu futuro pode não ser o mais feliz. Ao contrário do que se tem dito, este foi o bom resultado de uma certa democratização cultural. A existência de um mercado mediático de consumidores permitiu que o livro fizesse sentido. Foi a democratização da informação que obrigou a máquina política e judicial a fazer algo. Sem o impacto do livro, nada teria mudado. Mais uma vez.


As misérias do estádio monumento


Dizem os adeptos do Braga ao jornal A Bola:

"É preciso coragem para lá ir. Está sempre um frio de rachar, as acessibilidades deixam a desejar, mas pior do que isso é sermos obrigados a subir 8 andares des escadas para chegarmos aos nossos lugares. Ainda no jogo com o Benfica, um amigo meu, que pesa uns quilos valentes, quase precisou de ser reanimado. Ele até pode perceber muito de arquitectura, pode fartar-se de ganhar prémios de cimento, mas de estádios não percebe nada. Acha que algum deficiente motor tem coragem de ir ver os jogos do Braga?"


O positivismo económico na política portuguesa


- Doutor, deixe-me dizer-lhe que os números que apresentámos são categóricos, o crescimento alcançado supera os 3,4% e de acordo com agências financeiras internacionais de renome, como a AAA e AAB, sediadas em Londres e Bruxelas respectivamente, poderá mesmo atingir 3,6% no próximo semestre. A Organização Mundial de Trocas do Pacífico Sul tem ainda expectativas mais ambiciosas. Isto confirma, aliás, vários estudos académicos recentemente publicados. Posso citar, apenas como exemplo, o trabalho do economista $, da Universidade #, que assegurava o aumento da taxa Y, e a normalização do índice Z, como prometeremos no nosso programa eleitoral.

- Doutor, isso não é verdade. Devo relembrar-lhe que os resultados do último relatório trimestral do Banco Q5, antecipam um descontrolo inflacionista, nomeadamente nas matérias-primas W, o que afectará imediatamente as exportações. Tudo indica que o crescimento será negativo, porventura na casa dos dois dígitos. As vossas expectativas são ainda infirmadas pelo trabalho da equipa de investigação do reputado académico $$, que aponta, num estudo recente, para o contínuo descalabro das contas públicas. O próprio Fundo Internacional P3 é muito pessimista. Na sua última publicação demonstra que, no respeitante à curva J, estamos em plena fase descendente, depois de, nos tempos do nosso governo, como indica o infalível Departamento de Estatística da Baixa Saxónia, termos conseguido recuperar em relação aos restantes países europeus, ultrapassando mesmo os resultados da República Glu-Glu do Báltico que agora, como revelam números recentes, nos superou irremediavalmente.


Record


E com a posta anterior consideramos batido mais um quimérico record. Estivemos cinco postas inteiras e seguidas sem falar de futebol.


20 anos


Está lá em baixo o filme. Ficam aqui as comemorações.


Sun Ra - Brother from another planet


Aqui fica a primeira parte. Para as restantes é só deslocarem-se à barra dos relacionados no you tube.



Vénus irá entrar no seu signo no dia 20, amenizando a quadra natalícia e proporcionado mais amor, ascetismo e alegria. Provavelmente irá também pressentir mais interesse de pessoas do sexo oposto e se já estiver numa relação vai ter muito calor e intimidade. No dia 20 algo de exótico e extraordinário vai acontecer. É um excelente dia para uma festa e para se divertir com pessoas.







O curling foi inventado no século XVI na Escócia. Era jogado em lagos gelados e já na altura usavam aquelas simpáticas escovas. Hoje, como comprova o gráfico acima, o curling é um desporto moderno, assente na mensuração em trajectórias e forças. Como quase todos os desportos consegue tornar-se fascinante e perigoso e uma óptima alternativa ao trabalho e àquele outro desporto que se joga na relva e tem umas balizas.


God save the Queen



Primeiro o elogio. Os ingleses fazem cinema, teatro e televisão sobre temas contemporâneos em quantidade abundante. As obras participam da discussão, alimentam-na. Em Portugal, claro, seria menos previsível um filme sobre a subida de Santana Lopes ao poder, ou um biopic sobre a Carolina Salgado. Depois o resto. Em a Rainha, Frears prossegue com mestria um hábito muito inglês, o de transformar uma crítica violenta à sociedade indígena numa ode nacionalista. O filme é interessante e insuportável ao mesmo tempo. Frears consegue derrubar a monarquia e reabilitá-la ao mesmo tempo, criticar a tradição bafienta, mas relembrar a dignidade tipicamente britânica. Irritável mesmo é a bacoca representação de Tony Blair como o bom modernizador, embora rodeado de víboras, que salva a Monarquia durante a crise resultante da morte de Diana. O primeiro ministro controla as massas e impede o pior. As massas não reivindicam o fim das guerras, nem melhores salários, nem a manutenção da segurança social. O povo inglês exige apenas uma monarquia de rosto humano, qualidade encarnada em Diana. No final do filme, o elogio da nova Inglaterra de Blair e Isabel II, resultado de um processo político em que a novidade é integrada na tradição. O contrário da revolução francesa. Estamos longe do tempo em que John Lydon berrava o seu God Save the Queen and the fascist regime.


A ciência económica


Volta e meia apanhamos com notícias que nos dizem a economia está a crescer e que vamos entrar num ciclo positivo e que isso vai ser fixe para toda a gente. Se a semana estiver mesmo a ser uma merda, em trmos políticos, por exemplo, é bastante plausível que o noticiário nos informe que a economia do país vais crescer mais do que o previsto pelo Governo, de acordo com as novas previsões de uma qualquer entidade internacional altamanente fiável. Logo a seguir apanhamos com notícias de um acordo histórico sobre o salário minímo, que nos faz crer que as contrapartidas oferecidas pelos sindicatos a troco de aumentos miseráveis, mas que nos são apresentados como estonteantes, são minímas, quando de facto são trágicas. Mas a parte que eu mais gosto no ciclo noticioso económico é a parte do aumento das taxas de juro.
Quando a economia em vez de crescer a 1,8% ao ano passa a crescer a 2,1% lá bem o Banco Central Europeu ou a Reserva Federal, ou o caralho que os foda, a anunciar um aumento nas taxas de juro, para a economia não entrar em sobreaquecimento.
O que é porreiro porque num país como Portugal em que não existe um mercado de arrendamento e quase toda a gente, mesmo que a contragosto, se vê obrigada a contrair empréstimos bancários para comprar casas vê todos os seus alucinantes ganhos mensais de dez ou quinze euros mensais a serem insuficientes para fazer face ao aumento dos spreads e das taxas de juro.
Curto bué a economia, man!


O patriota


Carolina Salgado, em versão cândida vestida de branco imaculado, lá espetou umas valentes facadas nas costas do Jorge Nuno. A irresponsabilidade foi saudável, esperemos agora que a Carolina não seja encontrada cortadas às postas numa sarjeta perto de si. O livro deve ser bom e era bom também que a matéria criminal fosse investigada, assim só para variar. Claro que se for verdade que o Jorge Nuno e o Major dominam a Judiciária é capaz de não ser fácil. Talvez se tenha que recorrer ao detective Correia. Ainda assim, receio que no meio de todas as denúncias da Carolina, aquela que mais furor vá fazer não se relacione com a matéria criminal mas com o pacóvio nacionalismo que o onze de Scolari provocou nesta terra. O Jorge Nuno festejou a vitória da Grécia na final do Europeu com champanhe. Ainda se fosse com uma mini e uns tremoços. Ora tal acto não faz parte das práticas culturais, felizmente não em vias de extinção senão urgia criar um museu talvez ocupando as instalações do defunto museu de arte popular ali pelo Tejo, que animam a nossa economia paralela: corrupção, exploração sexual, organização criminosa and son on and so on. Aqueles patriotas que querem julgar o ministro Mário Lino pelo crime lancinante do iberismo devem estar a morrer afogados na espuma que lhes escorre da boca. Ainda assim, esta coisa do anti-patriotismo até podia dar jeito. Contas em paraísos fiscais para fugir aos impostos: antipatriota. Para o calabouço. Mas como o Jorge Nuno e o Major, no fundo arraia miúda, dominam a Judiciária, é provável que o pessoal dos paraísos fiscais além da Judiciária domine os tipos, obviamente eleitos, que mandam na Judiciária. Não há detective Correia que nos valha.


Do exótico


A imprensa musical, como as outras aliás, gosta de fabricar ondas. A onda agora é a da Lisboa multicultural, creoulizada. Até certo ponto, ou até mesmo em larga medida, o hype é justificado. Tem saído da capital grande música nos últimos anos. Sons que não ficam a dever nada a ninguém em imaginação e verdade; nas referências cruzadas que podem ir desde o funana e o kuduro até ao free jazz ou o Vítor Espadinha.
O problema é que se sente de modo demasiado evidente a diferença entre os produtores culturais que de facto vivem na tal Lisboa creoula e que circulam com igual à vontade em Chelas ou na Lapa, no gueto ou na academia e os que a tentam divulgar e explicar a sua arte às massas, muitos deles educados em velhas lógicas, ainda não ultrapassadas.
Vem esta conversa a propósito do artigo que o Y de hoje dedica ao Sam the Kid. Ao contrário do que sucedeu com outros artistas da mesma onda, neste caso a jornalista teve que se deslocar a Chelas e o desconforto, ou pelo menos a relação exótica que mantém com o contexto em causa é evidente. Não apenas com o contexto geográfico e arquitectónico, visível nos comentários mais ou menos abundantes sobre as torres e os comboios e outros marcos simbólicos do subúrbio, mas na própria forma como se coloca na pele da tradutora de um mundo socialmente distante, numa tentativa de tentar perceber como pode dali sair qualquer tipo de forma de arte valorizável. Tipo um boi a olhar para um palácio
Mas se calhar é só uma paranóia de classe minha...








A pedido de várias famílias que não estão numa de seguir links republicamos o golo de maradona nas suas diversas versões. Atentem à forma e ao conteúdo





Flexiquê?


Rui Ramos escreve hoje no público sobre a necessidade de transformar o corrente modelo social. Ontem pela via do cavalo de Tróia foi dado mais um passo nesse sentido. Para um aumento rídiculo do salário minímo, acima da inflacção, é certo, mas que depois de feitas, segundo o DN, as contas aos aumentos na electricidade, água e transportes públicos, vai para uns 2 euros por mês, as entidades patronais já vêm pedir mais alterações à legislação laboral, agora munidos de um novo e fabuloso e moderno conceito de flexi-segurança. Convém não esquecer que as negociações do salário minímo já levaram à desindexação dos valores das prestações sociais em relação aos valores daquele.




Na desportiva


Uma amiga perguntava no outro dia se eu, e os gajos em geral, pensamos em papar todas as gajas que conhecemos. Respondi-lhe que se a senhora não for um camafeu, esse tipo de pensamentos passa na cabeça de um homem, dependendo a sua intensidade e frequência do objecto de desejo em questão. Isto é, há sempre uma tensão.
O resto da época do Sporting vai ser como sair com aquelas amigas, para aí uma ou duas no total, com quem não nos queremos orientar. Sem stress, sem tensão e com alguns momentos agradáveis.


Pessoal cá do bairro



No jornal "o Jogo" de hoje:

Conny Litman é transformista
Presidente do St Pauli casa com tenor

Bem ao jeito do bairro que dá o nome ao clube, o presidente do St. Pauli, Conny Litman, homossexual e transformista, anunciou o casamento com o seu noivo de há 11 anos, um tenor de ópera de origem tunisina de 40 anos, Maddou Ellabib. O casal, segundo o "Bild", tem preparada uma festa de arromba para Fevereiro, mês do Carnaval e todas as transgressões.

Conny adora vestir-se de mulher e é figura grata no bairro "vermelho" de Hamburgo, bem conhecido da cena alternativa boémia e marginal da cidade. Diz-se, até, que são as prostitutas de St. Pauli que suportam o clube, conhecido por ter uma massa adepta fiel, entusiasta e totalmente aberta a todos os géneros e respectivas variantes.


Sinais dos tempos


Concertos de rock em salas académicas onde não se pode entrar com bebida e o público sentado em silêncio usufrui do espectáculo num ambiente livre de fumo.





"Estou no Brasil de férias. Neste momento em Valença, terra do Liedson. Estive no supermercado dele e desviei o pessoal da terra para ver a bola. Já ganhamos!".
Volto a repetir desta vez sublinhando com indisfarçável orgulho e inveja: " Estive no supermercado dele".





Em dia de clássico é essencial marcar o que nos distingue dos outros. As diferenças sociais que caracterizavam outrora os rivais aquando da sua fundação foram-se mitigando com os tempos. Diferenças religiosas, étnicas ou outras também não abundam. Como desprezar então o Outro? Pela parte que me toca, penso que existe uma dimensão que marca claramente as diferenças entre nós: os fracassados à nascença e os aristocratas falidos; e atentem que com o termo aristocratas falidos me refiro ao Benfica, sendo que os fracassados evidentemente somos nós (uma crença, uma fé,somos nós Sporting Allez).Essa dimensão é a glória, o anseio pela vitória, ou melhor ainda a sua necessidade absoluta.
O Benfica só faz sentido na vitória. Fora dela mirra, como uma folha no Outono, embora sem a mesma graça.Quem não se lembra de um Benfica-Marítimo numa noite chuvosa de Dezembro em pleno consulado de Manuel José, ou seria Artur Jorge, ou seria... bem, não interessa, que contou com a presença de 1913 espectadores, cujos bilhetes não deram para pagar os custos de organização da partida? Se por um momento olharmos para os cânticos que saem das bancadas poderemos facilmente constatar a evidência. Os lampiões cantam pelo Glorioso, SLB. E não me lembro de muitas mais. A vitória não estimula a criatividade poética do mesma mesma forma que a derrota o faz. Em Alvalade canta-se por tudo menos pela vitória (aliás o nome do milhafre da Luz), que sabemos nunca poder ser nossa. Passar o ano todo com o Sporting, amá-lo até à morte, deixar o trabalho e a namorada para ir ver a bola, sobre como é o nosso sonho, a nossa ulusão, a nossa fé, enfim um amor louco e indescrítivel, de fazer inveja a qualquer poeta francês do séc. XIX.
Dito isto chegamos às memórias. Porque cantamos nós sobre o amor e vocês sobre a glória?
No outro dia, em confraternização leonina, comparávamos pilas afectivas. Isto é, o primeiro jogo, o melhor jogo, etc... Até que alguém diz que toda a sua memória do Sporting está sedimentada em fracassos. Dos 3-6, à eliminição com o Real Madrid. De derrotas com clubes com nomes esquisitos até catástrofes de última hora, demasiado numerosas e dolorosas, essencialmente numerosas, para as estar aqui a relatar em detalhe. É certo que tivemos os sete a um, mas até na vitória foram rainhas a tristeza e a melancolia. Portanto, o «gloryhunters» com que depreciativamente são brindados os adeptos do Chelsea em Inglaterra tem tradução para português. A manhã límpida e inicial é só para os que vivem sob a ditadura dos resultados.



    António Vicente

Últimas entradas

Arquivo

Blogues

Sí­tios


ATOM 0.3